Conferência Episcopal do Maláui termina III encontro anual

Publicado 2009/09/25
Autor: Gaudium Press
Secção: Mundo

ciencia2

Lilongwe (Sexta, 25-09-2009, Gaudium Press) Terminou ontem o terceiro encontro anual da Conferência Episcopal de Maláui, em Lilongwe, capital do país. A assembleia plenária dos bispos teve início na última terça-feira (22), e contou com a participação de todos os bispos malauianos e do núncio apostólico em Zâmbia e Maláui, dom Nicola Girasoli.

De acordo com o secretário-geral da Conferência Episcopal de Maláui, Pe. George Buleya, os temas abordados durante o encontro foram o próximo Sínodo dos Bispos para a África, que acontecerá no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro, e o Ano Sacerdotal, que começou em 19 de junho desse ano e será encerrado com uma reunião internacional dos sacerdotes com o Santo Padre em junho de 2010.

Os prelados também discutiram sobre os progressos feitos pelas comissões de desenvolvimento, religiosas, pastorais e sociais, e por outros grupos ligados à Igreja Católica no país. As palestras focaram questões locais os processos eleitorais, o programa de união parlamentar, a formação de responsáveis eclesiais em atividades de lobby e de sensibilização, os preparativos para as eleições locais e o plano estratégico da comissão sanitária.

Outras palestras que chamaram a atenção dos bispos estão relacionadas à segurança alimentar, a educação, a mudança climática e a redução do risco de catástrofes em Malauí.

This entry was posted in África, Igreja. Bookmark the permalink.

One Response to Conferência Episcopal do Maláui termina III encontro anual

  1. abran mubuca says:

    é muito importante para África toda esse encontro…

Deixe uma resposta