Novos diáconos

Padre Wagner Morato, EP

A solenidade do nascimento de São João Batista, 24/06, foi a data escolhida pela Arquidiocese de Maputo em Moçambique para a ordenação de novos diáconos ocorrida na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição.

“Portanto, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos este ofício. Nós atenderemos sem cessar à oração e ao ministério da palavra”. (At 6, 3-4)

O diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem que antecede o presbiterato e o episcopado, dignidade daqueles que compõem a hierarquia da Igreja Católica.

Ao deixar sua condição de leigo o diácono passa a fazer parte do clero, sacramento que imprime caráter de forma indelével por toda a eternidade.

Os apóstolos foram os mais infatigáveis do Evangelho, sendo assim, com o tempo escasso para dedicarem-se à oração devido a sua prodigalidade para com o próximo, instruíram diáconos que os ajudassem nas obras exteriores, para poderem ter maior dedicação à oração e à pregação.

arautos do evangelho_diáconos

Em África, mais três diáconos foram ordenados para o serviço do altar do Senhor durante a Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, com a participação de aproximadamente 1500 fiéis, cerca de 30 sacerdotes concelebrantes, além dos bispos eméritos de Pemba e Tete. Neste dia de alegria para a arquidiocese honrou a todos com sua presença, sua eminência o cardeal emérito Dom Alexandre dos Santos.

Transcorrida a liturgia própria a celebração, um dos diáconos recém ordenados lembrou nos agradecimentos finais uma frase muito significativa de Bento XVI quando se dirigia a um conjunto de seminaristas: “Quem quer tornar-se sacerdote deve ser sobretudo um homem de Deus!”

Este belo dia nos traz a mente e ao coração uma profunda gratidão a Deus por ter sido João o precursor de Cristo, antecedendo o Salvador que por nós morreu na cruz.

Arautos-do-Evangelho_Maputo

Grandeza João a tinha, porém, a despretenção sobrepunha suas grandes virtudes as quais o homens se maravilharam ao longo da história. Foi o predito pelos profetas, anunciado por um anjo, nascido de pais santos e nobres apesar de idosos e estéreis, preparou o caminho ao Redentor no deserto. Muitos o consideraram o mais importante de todos, porém colocou acima de si Aquele que é o mais humilde de todos declarando não ser digno de desatar-Lhe as sandálias. (Mt, 3,11

____________

Monsenhor João Clá  e as ordenações em Arautos do Evangelho

This entry was posted in África, Francisco Chimoio, joao cla, Maputo, Monsenhor João, Monsenhor João Clá, Monsenhor João Clá Dias. Bookmark the permalink.

Comments are closed.