Mártires da África

Hoje, 3 de junho, a Igreja comemora São Carlos Luwanga e seus companheiros que verteram seu sangue pela Fé.
3 de Junho de 2002
_____________________________________________________________________________

São Carlos Lwanga e Companheiros (?-1886)
O martírio de Carlos Lwanga e seus companheiros nos mostra que a perseguição religiosa não é algo que aconteceu em um passado distante, mas, em um tempo bastante próximo, ainda ronda a prática cristã.

Nos fins do século XIX, o rei Mwanga, monarca de uma região onde hoje se localiza Uganda, na África, revoltou-se contra o cristianismo, uma vez que padres cristãos que havia acolhido, denunciavam suas injustiças, fazendo o que ele considerava como uma conspiração.

Quando descobriu que empregados seus haviam se convertido, o rei mandou chamá-los à sua presença a fim de executá-los. Carlos Lwanga era o chefe dos empregados e, assim, que chegaram à sala, o rei mandou que aqueles que desejassem rezar se posicionassem diante de uma parede. Carlos assim o fez, sendo seguido por seus subordinados. Sabendo que iam morrer, ainda assim afirmaram que desejariam continuar rezando, mantendo-se firmes em sua fé. E, assim ocorreu. O rei, irado com a perseverança de seus empregados, mandou exterminar todo o grupo, que morreu unido pela oração. Era um grupo jovem, com idade variando entre 15 e 25 anos, porém, maduro e fortalecido pela fé.

This entry was posted in África and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta