São João Batista de Xai-Xai

Bambo Elija Júnior

procissaoAo sul de Moçambique, na cidade de Xai – Xai, se localiza uma Catedral modesta dedicada ao grande precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, São João Baptista. Os fiéis desta região, trazem de longa data uma prática de devoção ao seu padroeiro que, se eterniza através de procissões efectuadas pelas ruas da cidade com cânticos de júbilo, orações e louvores a Deus através do Santo que mereceu o elogio de Nosso Senhor Jesus Cristo que “Entre os nascidos de mulher não apareceu ninguém maior do que João Batista. (…) Ele é o Elias que estava para vir” (Mt 11, 11-14)

Os Arautos do Evangelho participaram da fervorosa procissão com o povo e o clero local que, animadamente cantavam e rezavam manifestando a fé. As imagens de São João Baptista e de Nossa Senhora de Fátima percorrerão as ruas da pequena cidade levada pelas como se fosse nos tempos que a Sagrada Escritura nos relata nos quais, o precursor do Cordeiro de Deus peregrinava por todas as partes clamando: “Fazei penitência, porque o Senhor está próximo!”, e sua única preocupação era a de cumprir a vocação para a qual fora suscitado: levar os corações a se purificarem, para receber dignamente o Messias.

A banda dos Arautos do Evangelho ajudava na animação da entusiástica procissão que, servia de meio de atracção para muitas pessoas, as quais juntavam-se à procissão e muitos aderiam a religião católica que, nestas regiões os mais idosos a chamam de Igreja Católica  de “Igreja de Roma” em alusão ao Santo Padre que lhe foi conferido o governo das Santa Igreja Católica.

Os fiéis cheios de fé e alegria durante a procissão viam no seu padroeiro um modelo de virtudes a imitar e sobretudo na missa depois celebrada encontravam as graças necessárias para transpor os problemas, dificuldades sociais e económicos que afectam a sociedade e principalmente a sua vida espiritual. Assim, como outrora São João Baptista preparou os caminhos do Senhor em Israel, o povo confia e pede que ele aplaine em nossas almas as veredas que a conduzem ao Reino de Deus. 

This entry was posted in Arautos do Evangelho. Bookmark the permalink.

3 Responses to São João Batista de Xai-Xai

  1. Lucia says:

    Gostei muito da noticia. Entro com frequencia no blog dos Arautos em Africa. Gostaria de comunicar que a primeira dama de Mocambique quase diariamente no site dos Arautos para ler o Evangelho e os comentarios. Gosta muito. Obrigado. Lucia

  2. Arão says:

    Agradecemos a visita e a honrosa presença da Primeira Dama, em nosso Site!

  3. Arcenio says:

    Muito obrigado agradecemos nos os da comunidade Sao Joao Baptista

Deixe uma resposta