25 lusófonos no Sínodo dos Bispos para a África

São 25 os participantes lusófonos na II assembleia especial para África do Sínodo dos Bispos, a decorrer no Vaticano, número que inclui o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga.

Outro português presente é D. Manuel António Mendes dos Santos, bispo de São Tomé e Príncipe.

O destaque vai para D. Damião António Franklin, arcebispo de Luanda, designado pelo Papa como “secretário especial” do Sínodo, juntamente com o Bispo de Sarh, no Chade. De notar também a presença dos dois cardeais africanos de língua portuguesa: D. Alexandre do Nascimento, arcebispo emérito de Luanda, e D. Alexandre José Maria dos Santos, arcebispo emérito de Maputo.

Também de Moçambique participam: D. Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai-Xai, presidente da Conferência Episcopal Moçambicana; D. Francisco Chimoio, arcebispo do Maputo; D. Jaime Pedro Gonçalves, arcebispo da Beira; D. Germano Grachane, bispo de Nacala; D. Adriano Langa, bispo de Inhambane; D. Ernesto Maguengue, bispo de Pemba; e ainda D. Francisco João Silota, Bispo de Chimoio, na qualidade de vice-presidente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar.

Como presidente da IMBISA (Assembleia inter-regional dos Bispos da África Austral) participa D. Gabriel Mbiligue, arcebispo de Lubango (Angola). Da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe, para além do respectivo presidente, D. Damião Franklin, e do cardeal D. Alexandre, arcebispo emérito de Luanda, já referidos, participam também nesta assembleia sinodal para a África: D. António Francisco Jaca, bispo de Caxito; D. Filomeno do Nascimento Vieira Dias, bispo de Cabinda; D. José Nambi, bispo de Kwito-Bié; D. Emílio Sumbelelo, bispo de Uíge, bem como D. Manuel António dos Santos,.

Da Guiné-Bissau e Cabo Verde estão presentes no Sínodo D. José Câmnate Na Bissign, bispo de Bissau; e D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde.

Finalmente, do Brasil, presentes: D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); D. Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena; e ainda, por inerência de cargo, o cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero.

Entre os Peritos e “Auditores” desta assembleia sinodal encontram-se também alguns leigos, religiosos e padres de língua portuguesa: Filomena Elias, do Conselho Pastoral da Sé de Maputo; e Ermelindo Monteiro, Secretário-geral da Comissão Episcopal Justiça e Paz de Moçambique; frei José Sebastião Manuel, dominicano, Director do Centro Cultural “Mosaiko” (Angola); padre Zeferino “Zeca” Martins, da Província de Angola da Sociedade do Verbo Divino.

Neste sínodo africano participam 244 Padres Sinodais, designação que abrange todos os membros da assembleia: 33 cardeais, 75 arcebispos, 120 bispos e 8 religiosos, eleitos pela União dos Superiores Gerais, para além de outros 8 sacerdotes. Depois, estarão presentes 29 Peritos (19 homens e 10 mulheres) e 49 “Auditores” (29 homens e 20 mulheres).

Os participantes assistirão amanhã ao concerto “Os jovens contra a guerra – 1939-2009″, no Auditório da Conciliação, com a presença de Bento XVI. O evento, que marca o 70.º aniversário do início da II Guerra Mundial, é promovido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão para as relações com o Judaísmo, pela Embaixada alemã junto à Santa Sé e pelo KulturForum, de Mainau.

(Com Rádio Vaticano)

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, arcebispo, Maputo, países pobres, Portugal, religião, Vaticano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta