Louva, Sião, a teu Deus!

Pe Wagner Morato, EP

“Louva Sião, o Salvador, louva o guia e pastor com hinos e cânticos… seja o louvor pleno, retumbante, que ele seja alegre e cheio do brilhante júbilo da alma…” Este apelo do grande teólogo, São Tomás de Aquino, à Igreja, para que louve a Jesus Sacramentado, foi acolhido também em nossos dias, por centenas de fiéis que percorreram as principais vias da cidade de Maputo rumo a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição. O clero local compareceu em grande número, sacerdotes diocesanos e de diversas instiuições religiosas dos mais variados e ricos carismas, para concelebrar com seu pastor, o senhor arcebispo Dom Francisco Chimoio o qual presidiu a procissão do Corpo de Deus e a Solene Celebração Eucarística neste domingo, 10/06.

Adoração ao Santíssimo Sacramento

* * *

Inúmeros foram os cânticos em louvor ao Santíssimo Sacramento que emolduraram a piedosa manifestação da fé católica em Moçambique. Os Arautos do Evangelho em África, leigos consagrados e aspirantes, deram seu contributo com sua orquestra animando os louvores a Jesus Nosso Senhor. Dom Francisco proferiu a solene bênção ao longo do percurso e também no recinto sagrado como um favor especial de graças a todo o povo.

* * *

Arautos do Evangelho

Por que celebramos o dia solene que nos recorda a instituição da Santíssima Eucaristia? Para rememorar a Última Ceia celebrada, naquela noite em que o Senhor deu o seu Corpo aos seus discípulos e para fortificar a nossa fraqueza com a sua própria carne e, suavizar assim, a tristeza do exílio em que vivemos nesta terra após o pecado de nossos primeiros pais. Também para se tornar um penhor de vida eterna para quantas almas a Ele recorrem, o “Bom Pastor”, o pão verdadeiro. Jesus Sacramentado, de nós tende piedade! Sustentai-nos, defendei-nos, fazei-nos na terra dos vivos contemplar o Bem Supremo e admití-nos no céu, à vossa mesa como co-herdeiros na companhia dos que habitam a Cidade Santa!

Arautos_do_Evangelho_procissão_de_Corpus_Christi

This entry was posted in Francisco Chimoio, igreja na áfrica, Maputo, Monsenhor João Clá, Padres Arautos and tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.