Festa do Papa: Nunciatura Apostólica Moçambique

Núncio em Moçambique: D. Jorge Panikulan, com os Arautos em recepção na Nunciatura, por ocasião da festa em homenagem ao Papa.

Anualmente é organizada uma festa, pela Nunciatura Apostolica, para comemorar a data eleição do Papa. Os Arautos do Evangelho estiveram em várias, no pontifícado de SS Joao Paulo II e no atual em homenagem a SS Bento XVI. Neste ano somou-se a uma muito importante para a historia da Igreja em Mocambique: 20 anos da visita de SS Joao Paulo II a Mocambique. O Nuncio Apostolico, D. Jorge Panikulan neste ano nao econimozou esforcos para que o Presidente da Republica de Mocambique, Armando Emilio Guebuza, estive presente. Por este motivo foi antecipada a data de 16 de abril para Missa Solene no dia 6, na Catedral e dia 8 a recepção na Nunciatura.
Estiveram presentes todos Arcebispos e Bispos de Mocambique. Também os superiores de algumas ordens religiosas: Salesianos, Carmelitas, Orionitas, Franciscanos, Sacramentinos, etc. O presidente da República e Primeira Dama, Da. Maria da Luz Guebuza, a Primeira Ministra, Da. Luiza Diogo, Presidente da Assembleia, Eduardo Melenbwe e esposa, Ministra da Justica, Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Enias Comiche. Além do Corpo Diplomatico e inumeros outros convidados.
O ato abriu-se com a oração feita pelo Emmo. Cardeal D. Alexandre Jose Maria dos Santos, seguido pelo canto do Hino Nacional e Hino Pontificio tocados e cantados pelos Arautos do Evangelho. Segiu-se o jantar durante o qual a fanfarra dos Arautos tocou um vasto repertório. Ao final, o Presidente da Conferencia Episcopal de Mocambique, que pasou a palavra ao Aercebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio. O Nuncio Apostolico pronunciou seu discurso e logo após o Presidente da Republica dirigiu a palavra a todos.

Núncio Apostólico e Presidente da República: Moçambique

Cardeal Arcebispo Emérito de Maputo D. Alexandre José Maria dos Santos.

This entry was posted in Sem categoria and tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta