Papa anuncia nova encíclica social

Agência – Eclésia

Bento XVI assinou esta Segunda-feira o documento intitulado «Caritas in veritate»

 

Bento XVI revelou esta Segunda-feira que está “próxima” a publicação da sua terceira encíclica, intitulada “Caritas in veritate” (Caridade na verdade), que será dedicada a temáticas sociais.”Este documento, que tem a data de hoje, 29 de Junho, solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, pretende aprofundar alguns aspectos do desenvolvimento integral na nossa época, à luz da caridade na verdade”, disse aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para a recitação do Angelus.

O Papa indicou que serão retomados os temas tratados na “Populorum Progressio”, documento de referência para a Doutrina Social da Igreja, publico em 1967 por Paulo VI.

“Confio à vossa oração este novo contributo que a Igreja oferece á humanidade, no seu compromisso por um desenvolvimento sustentável, no pleno respeito pela dignidade humana e pelas reais exigências de todos”, concluiu.

Responsáveis do Vaticano já adiantaram que, neste texto, Bento XVI manifestará a necessidade de potencializar um humanismo que concilie o desenvolvimento social e económico com o respeito pelo ser humano, que diminua as diferenças entre ricos e pobres.

Fala-se desta encíclica desde 2007, mas a sua publicação atrasou-se por dois motivos principais: por questões de tradução, já que o texto sairá também em chinês, e devido à recente crise económica internacional.

As outras duas encíclicas de Bento XVI são “Deus caritas est”, de 2006, e “Spe salvi”, de 2007, centradas nas “virtudes teologais” da caridade e da esperança.

This entry was posted in católico, Church, Igreja, Papa, Vaticano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta