Pobre pulmão verde!

 

Antes de me recolher, aqui em Maputo, procurei consultar através da internet alguns jornais paulistanos, para obter notícias dessa grande capital. E qual não foi minha surpresa ao me deparar com as seguintes manchetes:

 

Em dia de trânsito recorde, São Paulo registra 56 acidentes e 13 atropelamentos. (Folha de São Paulo) e Trânsito em SP chega a 293 km e bate recorde; situação melhora  ainda  São Paulo tem recorde histórico de congestionamento (Estado de São Paulo)

293 Km! É muita coisa. Fiquei a imaginar o estrago que isso pode fazer na atmosfera com os gases poluentes que são emitidos pelos veículos. E encontrei também, e deixo aqui aos leitores do blog, antes de desligar o computador o seguinte dado para pensarmos um pouquinho…

 

 

 CONTAMINAÇÃO DO AR

 

Provocada pela emissão de gazes tóxicos e gerada por três tipos de combustão: de veículos automotores, que emitem óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo, responsáveis por 40% da poluição atmosférica nas grandes cidades; de industriais químicas, siderúrgicas, fábricas de cimento e papel e refinarias de petróleo; e de queimadas e incineração de lixo doméstico e industrial, responsáveis por emissão de fumaça.

Embora haja quem o conteste, a maioria dos cientistas acredita que essa contaminação da atmosfera é a principal causa da formação de chuva ácida e do efeito estufa. Nos seres humanos, ela provoca distúrbios respiratórios (asma, bronquite), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso e em órgãos vitais, ardência dos olhos, dor de cabeça e até câncer. Esses distúrbios são agravados

durante o inverno, quando ocorre a inversão térmica e uma camada de poluentes fica presa perto do solo por uma camada de ar frio.(***)

 

Pobre “pulmão verde”, que se encontrar ao redor  de São Paulo!

________________________________________________________________________

 

(***)(1) José Luis A. Assumpção, Eng.º de Segurança

(2) Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas, D.Sc.

(3) Gilson Brito Alves Lima, Eng.º de Segurança, M.Sc.

(4) Oscar Erthal de Souza, Eng.º de Segurança

UFF – CTC – LATEC – Pós-Grad. em Engenharia de Segurança do Trabalho

Caixa Postal 100-175 – CEP.: 24001-970 – Niterói – RJ – TeleFax. (021) 717-6390

Email: quelhas@civil.uff.br

This entry was posted in África, Maputo, Moçambique and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta