Antes morrer que pecar!

 6 de Julho de 2009
Santa Maria Goretti – 6 de julho
Santa Maria Gorretti, ou Marieta, como a chamavam familiarmente os seus parentes, não é a única menina que preferiu sucumbir, antes que ceder às insídias de um tarado. Quase todos os dias os jornais referem-se a fatos de violências exercidas sobre meninas indefesas.
O motivo principal pelo qual a Igreja quis apresentar o exemplo desta menina de doze anos, não é só a defesa, ao extremo, de uma virtude como a pureza, mas sim, apresentar toda a sua vida exemplar, e a decidida escolha, não razão da honra humana, mas do mandamento divino. “Não! Não! Deus não quer! É pecado! gritou para o moço de 18 anos, Alexandre Serenelli. que procurava violentá-la.
A família, que mudou-se para as vizinhanças de Netuno, arranjou-se como pôde num casarão abandonado. O pai e a mãe trabalhavam na lavoura. Maria cuidava dos quatro irmãozinhos mais novos que ela.
Ela perdeu o pai quando tinha apenas dez anos. Assim, mamãe Assunta, para ganhar o necessário a vida, ficava o dia inteiro no trabalho do campo, e Maria, que não tinha tido meios de freqüentar a escola, senão um pouco, e logo teve de renunciar totalmente. Cuidava da casa e os irmãos, e quando podia, corria à longínqua igreja para aprender catecismo. Assim, aos doze anos, num domingo de maio, pôde fazer a primeira comunhão.
Ela era uma menina muito crescida pela sua idade, e por isso chamou a atenção de Alexandre Serenelli, um irrequieto jovem. Suas provocações foram energicamente desprezadas. Mas Alexandre não desistiu. Uma manhã, quando mãe Assunta partiu para o trabalho, deixando em casa só Marieta com a irmãzinha menor, após mil rejeições da parte da menina, apunhalou-a com vários golpes.
Transportada para o hospital de Netuno, morreu no dia seguinte, pronunciando palavras de perdão para o assassino: “Por amor de Jesus, eu o perdôo e quero que venha comigo para o paraíso”. Era o dia 6 de julho de 1.902. Condenado a trabalhos forçados, Alexandre Serenelli obteve perdão por sua boa conduta após 27 anos. Em 1910 ele disse ter tido uma visão da pequena mártir, e desde aquele momento sua vida mudou. A mãe Assunta e as irmãs puderam assistir, em 1950, à solenidade de canonização de Marieta, a jovem que preferiu “antes morrer do que pecar”.
This entry was posted in África, apostolado, Arautos do Evangelho, castidade, Church, crianças, família, Igreja, martir, religião. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta