MARIA, MÃE DA UNIDADE

inicio

Peregrinação anual da Legião de Maria ao Santuário de Namaacha

O que é mais belo: contemplar Maria durante os 9 meses em que tivera a felicidade de levar o próprio  Deus, ou nela pensar circundada pelos apóstolos em busca de diretrizes para sua missão?   A experiência de Deus em Nossa Senhora ou a transmissão dessa experiência em benefício de muitos?

Não querendo dar algum parecer de momento, deixamos esta questão em aberto à devoção de cada um. Cumpre-nos apenas dizer que os dois aspectos constituíram a realidade vivenciada por Nossa Senhora, no passado dia 15 de  outubro, no Santuário de Namaacha,  por ocasião da peregrinação anual da Legião de Maria.

Filhas de Maria_Arautos do Evangelho

Na sua homilia, o  Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo, Dom João Carlos, fez uma meditação do tema da  peregrinação,  Maria, Mãe da Unidade e mostrou o quanto a presença de um não dispensa a outra. ‘’ De facto, dizia ele, a verdadeira unidade que tanto almejamos tem como fonte o próprio Deus. E Maria Santíssima como santuário e templo da Santíssima Trindade, ela, em sua humanidade puríssima, experimentou, como mulher, os efeitos do mistério eterno da unidade trinitária em seu seio, em sua alma, em todo o seu ser.  Ela pôde unir-se como ninguém à dinâmica de amor, das três pessoas da Trindade. Deste modo ela foi e é, templo da Unidade mais perfeita do qual jorra a fonte de toda a unidade: a Santíssima Trindade, as três pessoas distintas na perfeita unicidade, um só Deus.’’

E ainda: ‘’É próprio do amor querer se unir, estar junto, estar em comunhão, ser um em comunidade. Maria também o demonstrou, ao regressar à casa com o discípulo amado que o seu Filho a entregou, ao conviver com os apóstolos na crucifixão, ao aguardar em oração no Cenáculo junto com os apóstolos, a descida do Espírito Santo; quis se fazer presente em todos os momentos do nascimento da Igreja, e o quer até os dias de hoje, quando se torna medianeira nossa de todas as graças’’.

Arautos do Evangelho

Ao término da celebração que contou com milhares de Legionárias, todos voltaram às suas casas  imersos naquele clima todo sobrenatural do dias de convívio sob a presença de Maria Santíssima, revigorados na sua fé  e com a determinação de fazerem com que muitos outros possam se beneficiar destas bênçãos.

Dirson Castigo Machaieie

This entry was posted in África, alegria, ambiente, apostolado, Arautos do Evangelho, católico, Church, Igreja, igreja na áfrica, joao cla, Maputo, Moçambique, Monsenhor João, Monsenhor João Clá, Monsenhor João Clá Dias, padre joao cla, Padres Arautos, países pobres, Papa, Pe. João Clá Dias. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta