Conselho de São João Bosco aos educadores

1-Escola Primária

Há pouco comemorou-se em Moçambique o Dia da Criança, muitas instiuições de ensino se movimentaram no dia 1º de junho, a fim de promover neste feriado um momento de alegria e descanso aos pequeninos que se empenharam em estudar as disciplinas curriculares ao longo deste ano.

Entre as várias atividades, destacamos algumas apresentações musicais ocorridas em alguns recintos de ensino infantil e juvenil em Maputo, por parte dos Arautos do Evangelho que atuam em África, entre eles: Escola Primária “1º de Maio”, Escola Primária Completa do Jardim e Creche “Raio de Sol”; este último estabelecimento teve sua festividade na mesma semana e contou com a presença das Irmãs Salesianas.

2-Escola Completa

Bem sugestivo para esta ocasião, em que mestres e alunos tiveram uma pausa nos estudos, é o conselho de um grande educador e fundador da grande família salesiana, São João Bosco, a seguir:

*          *          *

“Se queremos o verdadeiro bem de nossos alunos e levá-los ao cumprimento de seus deveres, é indispensável jamais vos esquecerdes de que representais os pais desta querida juventude. Ela foi sempre o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal.

Quantas vezes, meus filhos, no decurso de toda a minha vida, tive de me convencer desta grande verdade! É mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, é mais fácil ameaçar uma criança do que persuadi-la. Direi até que é mais cômodo, para nossa impaciência e nossa soberba, é mais cômodo castigar os que resistem do que corrigi-los, suportando-os com firmeza e suavidade.

Consideremos como sendo nossos filhos aqueles sobre os quais exercemos certo poder. Ponhamo-nos a seu serviço, assim como Jesus, que veio para obedecer e não para dar ordens. Envergonhemo-nos de tudo o que nos possa dar aparência de dominadores; e se algum domínio exercemos sobre eles, é para melhor os servirmos.

8-Escola Completa

É assim como Jesus procedia com seus apóstolos. Tolerava-os na sua ignorância e rudeza, e até mesmo na sua pouca fidelidade. A afeição e a familiaridade com que tratava os pecadores eram tais que em alguns causava espanto, em outros causava escândalo, mas em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus. Por isso nos ordenou que aprendêssemos d’Ele a ser mansos e humildes de coração!”

Escola Primária


This entry was posted in África, alegria, ambiente, conselhos, Dedicação da Igreja, dia das crianças, escola primária, pedagogia. Bookmark the permalink.

Comments are closed.