Na semana passada, Dom João Carlos Hatoa Nunes, Bispo auxiliar de Maputo, esteve realizando sua visita Patoral na Paróquia Sagrada Família, região da Machava, em Moçambique.
Os Arautos tiveram a grata oportunidade de acompanhar muito de perto toda a visita, pois estiveram presentes na Missa inaugural, bem como na reunião so Conselho Paroquial, levaram sua Excelência a várias comunidades, próximas e distantes da Matriz, e sobretudo receberam o Bispo em sua casa no dia 05, véspera do encerramento da Visita.
Admirados com a sede de almas e a habilidade em solucionar problemas pastorais, aparentemente intricados, que possui o prelado, quisemos partilhar aqui a mensagem que ele dexiou na Missa de encerramento de sua Visita, no domingo, dia 06 de outubro.
Reverendos Padres
Caríssimas Irmãs consagradas
Estimadas crianças, adolescentes e jovens
Queridos Irmãos e Irmãs
Chegamos ao final de nossa visita Pastoral nesta querida Paróquia da Sagrada Família da Machava, dentro do contexto do XXVII domingo do tempo comum, onde sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir diante de Deus.
As leituras convidam-nos a reconhecer desafios, exigências e obstáculos no seguimento do mestre. Refletem o caminho da comunidade cristã com suas crises e busca de soluções aos desafios propostos pela prática cristã. O Evangelho deste domingo ajuda a ver as raizes das crises e tropeços comunitários e como erradicá-los. Mostra também qual é o espírito que deve animar qualquer tarefa de Evangelização dentro e fora da comunidade.
Como estamos entrando no mês dedicado às missões, queremos lembrar também todos os missionários espalhados por todo o mundo. E de todos os que, em qualquer âmbito, tem por ministério, o cuidado da Vinha.
Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus convocando-O para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão dizendo: “embora esta visão só se realize na devida altura, ela há de cumprir-se com certeza e não falhará”. Se parece demorar, deves esperá-la, porque ela há de vir e não tardará”. Diante desta resposta, cabe ao homem ter a confiança e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.
Podemos resumir o resumo da Evangelho de hoje na seguinte frase: “ Senhor aumenta a nossa fé”!
Diante do aparente absurdo de tantas coisas face à dor do mundo e à sua difícil reconstrução, perante o silêncio de Deus, a palavra do crente é esta: Senhor, aumenta a nossa Fé! É este o dom de Deus, que hoje queremos invocar, reacender e celebrar em Cristo, o guia da nossa fé. Pela palavra, Ele nos ilumina na fé e pela Eucaristia nos sustenta e fortalece na mesma fé.
Pingback: Mensagem do Bispo auxiliar de Maputo no encerramento da Visita Patoral | Arautos do Evangelho