Sudão: encontro anual do clero da Diocese de Cartum

Os sudaneses sofreram durante mais de vinte anos uma sangrenta guerra civil e, a quatro anos do acordo de paz, as feridas abertas pelo conflito ainda estão longe de cicatrizar. Dois milhões e meio de mortos, cinco milhões de refugiados nos países vizinhos, quatro milhões de deslocados no país, incontáveis almas laceradas e uma geração que não conheceu nada excepto a guerra, a expulsão, a violência e a miséria: é este o triste balanço da guerra civil sudanesa.A maioria dos 54 sacerdotes da Arquidiocese de Cartum formou-se um condições dificílimas, complicando o seu processo de formação o simples facto das várias mudanças que sofreu o seminário maior.

Uma vez por ano, os sacerdotes da Arquidiocese de Cartum reúnem-se para trocar impressões, falar das suas experiências e problemas, procurar soluções conjuntas para os desafios que a Igreja Sudanesa enfrenta e continuar a sua formação. Este ano, uma das principais preocupações é a das vocações sacerdotais, porque há muito poucas. Aqui é preciso encontrar soluções que permitam sensibilizar os jovens para que, se for o caso, possam ouvir a chamada do Senhor.

 “Temos a certeza de que todos nós, sacerdotes, tanto a nível espiritual como humano tiraremos grande proveito desta semana juntos, assim como ânimo para enfrentar os desafios que nos surgirem”, escreve o P. Carlo Uyaka, Vigário Apostólico do clero diocesano de Cartum.

A organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) enviará um donativo de 3 mil Euros para auxiliar nesta iniciativa.

Departamento de Informação da Fundação AIS

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, Igreja, países pobres, religião, Sudão. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta