13 de maio: vamos à Namaacha!

Gildo Nhantumbo

Este dia foi jubilosamente comemorado na cidade de Maputo tendo sido iniciado com a longa e devota caminhada de alguns sacerdotes com uma numerosa parte de adultos  e jovens  dirigindo-se a região montanhosa do Estado – 75 kilometro de de distância, aonde se encontrariam com a Virgem de Fátima, na localidade de Namaacha.a5

O santuário em Namaacha teve uma participação de milhares de pessoas. Esta comemoração iniciou com a recitação da via-sacra tendo tido um pequeno intervalo para depois se seguir a Santa Missa celebrada pela sua excelência Dom Francisco Chimoio Arcebispo de Maputo.

Enquanto decorria a celebração, por 3 veses a chuva ameaçou cair, o que fez com que as pessoas por Maria, elevassem as suas preces até Deus para que a chuva não caísse: “que alegria, Deus os atendeu”!

a3Durante o intervalo, os Arautos intreteram o povo com a música o que foi ocasião de alegria geral. Apôs a santa missa realizou-se a grandiosa procissão com a imagem belíssima de Nossa Senhora de Fátima durante a qual recitou-se o Santíssimo Rosário. Na passagem de uma dezena para outra os Arautos auxiliavam o povo a cantar as glórias de Maria com os seus toques: “toquem mais uma, toquem mais uma”!

 Era exclamação geral, e o povo cantando e dançando, glorificava a Deus; o que realmente mais duque nunca, fazia lembrar aquela frase profética de Nossa Senhora em Fátima:” por fim o Meu imaculado coração triunfara”!

a1No dia seguinte-domingo dia 15-na celebração que iniciou às 7h00 manhã, no seu sermão a sua Excelência Arcebispo de Maputo, exortava o povo a ser transparente, corajoso em mostrar-se católico praticante em todas as circunstâncias. No final da celebração o arcebispo agradeceu as autoridades presentes, todos os que tinham colaborado para o bom andamento da procissão e a banda dos Arautos do Evangelho por ter auxiliado o povo a rezar.

As celebrações deste ano de 2011 no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Namaacha tiveram  um momento particularmente especial: foi a ocasião escolhida para – a nível arquidiocesano – lembrar  a beatificação do Papa João Paulo II. “O Beato João Paulo II tinha um carinho especial por Moçambique e muito fez para que o nosso País alcançasse a paz.“  Assim se expressou ao final da celebração o Exmo. Sr. Joaquim Alberto Chissano, ex-presidente da República, dando um belo e importante testemunho de quem viveu momentos históricos com o Beato João Paulo II.a2

This entry was posted in África, ambiente, apostolado, Arautos do Evangelho, arcebispo, católico, Church, Francisco Chimoio, Igreja, Maputo, Moçambique, Monsenhor João Clá Dias, países pobres. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta