O secretário do Arcebispo de Maputo visita os Arautos

Se conhece certas imagens de Nosso Senhor, de Nossa Senhora ou mesmo de santos que tem uma pitoresca peculiaridade: ficam a uma altura difícil de ser alcançada pelos fiéis, assim, quando querem tocá-la para demonstrar sua veneração através de ósculos ou ao rezar com uma das mãos sobre a imagem, não conseguem fazê-lo.

Então, para facilitar o contato da imagem com o povo, faz-se pender uma longa e bela fita das mãos daquela, e dessa forma podem os fiéis estar próximos do objeto de sua devoção.

Assim acontecem com certas autoridades: estão, não por própria culpa, mas por razão de sua função e de seus encargos, em uma altura por vezes inacessível a seus súditos. Então tem pessoas que são como as fitas das imagens, representam a si junto ao povo.

E aqueles que são governados, não se ressentem com isso, antes, admirados pela elevação de seu governante, encantam-se também com seus desdobramentos nesse ou naquele seu embaixador. Admirável harmonia entre superiores e inferiores, que caracteriza um sadio e cristão relacionamento de uns com outros.

O Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, O.F.M., com uma extensa arquidiocese em terra de missão, infelizmente não pode visitar seu rebanho quanto gostaria. Então manda suas “fitas”, como o Revmo. Pe. Jonasse, secretário pessoal de sua excelência.

Esteve ele na sede dos Arautos do Evangelho para celebrar a Santa Missa, assitir a uma pequena apresentação musical dos mais jovens que preparam-se para tocar na peregrinação nacional no Santuário de Namaacha, e que pediram desse o seu parecer sobre a nova banda, e conviver com os irmãos Arautos em um lanche preparado especialmente para essa ocasião.

No final da visita, todos saíram muito satisfeitos: os Arautos, que puderam estar com esse sacerdote cheio de zelo pelas almas e de carinho fraterno, e além disso receber, através do tão estimado secretário, calorosos cumprimentos do Senhor Arcebispo, junto com uma promessa de visita em breve; os jovens instrumentistas, que foram aprovados pelo Pe. Jonasse; e o próprio sacerdote, que pôde fazer bem a alma desses seus irmãos. A alegria e o bem-estar católico esteve presente nessa tarde, da qual todos ficaram com saudades.

 

This entry was posted in África, alegria, alma, ambiente, Arautos do Evangelho, arcebispo, banda, Francisco Chimoio, Maputo, missa, padre and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta