Inocência é um dom inestimável! Como preservá-la?

criancNa verdade, não há preço que possa pagar ou comprar a inocência. Ela é um tesouro de harmonia  entre Deus e o homem: narra o Evangelho de São Marcos:” Apresentaram-lhe então crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. Vendo-o, Jesus indignou-se e disse-lhes: “Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham. “Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará.”  (Mc 9,13-15)

 


Dizem os teólogos da Igreja que, ao afirmar isso, Nosso Senhor, queria
dar entender que, a condição, sem a qual, não se entra no reino dos
Céus: é a inocência.

Ele mesmo a concede, e é o único que pode conferi-la ao homem ou restituí-la  caso esta venha a se perder. Sendo a inocência imensamente frágil, Deus colocou os sacramentos e os mandamentos  à disposição do homem para protegê-la.

 crianc1

Porém, para uma criança que ainda não tem o pleno uso da razão, não pode fazer o perfeito uso desses meios. Ora, se ela não é educada desde pequena a
amar a inocência, quando tiver o pleno uso da razão não terá condições
mais fáceis para preservá-la.  

 

O mundo no qual viemos,  embebido de materialismo, é extremamente difícil para uma criança tomar gosto pela piedade ou levar uma vida sacramental. Por isso, é indispensável que haja um auxilio para que ela veja quão belas são,  a inocência, a vida de oração; e dar margens a ela de  modo que usando da sua própria inocência, possa ter um seletivo em relação ao que é bom e o que  é
ruim.

 crianc2

Para este efeito, deve se oferecê-la um ambiente propício: Levá-la a lugares aonde pode se contemplar cenas lindas, contá-la pequenas histórias com fundo moralmente edificante e mostrando a como o contrário é feio, às vezes narrar histórias de personagens que tiveram um fim trágico para mostrar como é repleta de riscos a vida desregrada. Através da música, da apresentação teatral e do ensino religioso os Arautos levam uma luz de esperança ao que iniciaram há pouco a caminhada da vida.

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, católico, Educação Católica, família, Igreja, Moçambique. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta