Moçambique a braços com grave crise alimentar

Agência de notícias da Igreja Católica de Portugal

 

cidade1O Ministério da Agricultura de Moçambique revelou hoje em Maputo que 450 mil pessoas enfrentam uma situação de “insegurança alimentar aguda” no país e vão precisar de apoio humanitário até Maio de 2009, devido à seca.

Uma avaliação do Secretariado Técnico para a Segurança Alimentar e Nutrição (SETSAN) do Ministério da Agricultura de Moçambique, divulgada hoje em Maputo, refere que “o estado de insegurança alimentar é particularmente crítico nas províncias de Maputo, Gaza, sul, e Tete, noroeste do país”.

“Alguns pontos das províncias de Inhambane, no sul, bem como Sofala e Manica, no centro de Moçambique, também enfrentam uma situação de fome aguda, enquanto as restantes quatro províncias moçambicanas apresentam bolsas limitadas de escassez de alimentos”, aponta o apuramento do SETSAN.

“Nas zonas de insegurança alimentar houve uma deterioração da dieta, que se manifesta pelo consumo inferior de cereais e recurso freqüente a alimentos menos preferidos e com menor valor nutritivo”, sublinha a mesma avaliação.

Por outro lado, o acesso aos alimentos está a ser condicionado pelo alto custo dos cereais, uma vez que o custo nos mercados subiu consideravelmente, diz ainda o SETSAN.

 

 

 

Redação/Lusa

 

 

This entry was posted in África, Church, Igreja, Maputo, Moçambique, Portugal. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta