África do Sul poder ter seu primeiro bem-aventurado

ÁFRICA DO SUL – Um católico sul-africano assassinado por causa de suas posições contra a bruxaria, poderá se tornar o primeiro bem-aventurado do país

Cidade do Cabo (Agência Fides) – Deu a vida para testemunhar a verdade, combatendo as falsas crenças e por isso será iniciado o processo de beatificação. É o Servo de Deus Benedict Daswa, do qual a diocese de Tzaneen, na África do Sul, completo há pouco a fase diocesana da causa de beatificação.


A relativa documentação foi entregue a Dom James Patrick Green, Núncio Apostólico na África do Sul, para que a transmita a Dom Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Esta documentação de 850 páginas é o fruto de 5 anos de estudos conduzido interrogando testemunhas julgadas adequadas pelas autoridades diocesanas. Os atos não se tornarão públicos até quando a Congregação para as Causas dos Santos nomeará um postulador romano para proceder com as fases sucessivas do processo, durante o qual serão impressos folhetos e uma novena para consentir às pessoas rezar a fim de obter a intercessão do Servo de Deus.


Enquanto isso serão publicados uma breve biografia e um filme distribuído em DVD para difundir a vida e a obra do Servo de Deus Benedict Daswa na África do Sul e em outros países africanos, como um modelo par todos e um grande testemunha da fé.
Segundo uma nota biográfica, publicada pela Conferência Episcopal da África do Sul, Benedict cresceu numa família tradicional, que pertencia à pequena tribo dos Lemba, que vive principalmente entre a população Venda na província de Limpopo. Converteu-se à religião católica enquanto estudava para se tornava professor.


Benedict percebeu logo que a bruxaria era contra a fé católica. Dali em diante em sua vida privada e em público assumiu uma forte posição contra a bruxaria, afirmando que estas crenças causaram a morte de pessoas inocentes acusadas de bruxaria.
Benedict lutou contra o uso de pseudo-remédios e de amuleto para a proteção contra o mal-olhado ou para propiciar o sucesso no esporte ou em outras atividades. A sua luta contra a bruxaria causou a sua. Em 12 de fevereiro de 1990, poucos dias depois de se rejeitar a pagar uma oferta de um rito par expulsar algumas “bruxas”, foi agredido e assassinado com pedradas e pauladas. Faltavam somente quatro meses para o seu 44º aniversário. (L.M.) (Agência Fides 16/7/2009)

This entry was posted in Arautos do Evangelho. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta