Mártires brasileiros

Estes mártires foram beatificados pelo Papa Pio IX, em 11 de Maio de 1854.

As dioceses portuguesas celebram hoje, 17 de Julho, a festa dos Beatos Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires, vulgarmente conhecidos como “Mártires do Brasil”. Trata-se de 40 jovens jesuítas, quase todos entre os 20 e os 30 anos de idade, que se dirigiam de barco para o Brasil, a fim de ajudar na suamartires evangelização, mas que, nas Ilhas Canárias, foram interceptados por navios de calvinistas que, sabendo que eles eram missionários católicos, os deitaram ao mar. Era o dia 15 de Julho de 1570. Chefiados pelo Padre Inácio de Azevedo, 32 eram portugueses e oito espanhóis.

Com vista à sua canonização, cada um destes Mártires “merece a memória, a devoção, a imitação e a homenagem dos seus conterrâneos, que, por sua vez, se devem sentir orgulhosos deste seu glorioso antepassado, reconhecido pela Igreja Universal” – sublinha o Pe. João Caniço sj, vice-postulador da causa de canonização destes beatos.

Estes mártires foram beatificados pelo Papa Pio IX, em 11 de Maio de 1854. Para a sua canonização, é condição necessária que o seu culto seja reconhecido como permanente entre o povo cristão. “Mas será melhor ainda se, por seu intermédio, Deus manifestar a sua intervenção, através de um milagre autêntico. Para isso, vamos pedir a Deus a canonização destes jovens e heróicos missionários, modelos para a nossa juventude” – afirma

Os 32 portugueses provinham das seguintes 25 terras:
Alcácer do Sal – Francisco de Magalhães
Alcochete – Manuel Rodrigues
Borba – Domingos Fernandes
Braga – Brás Ribeiro e João Fernandes
Bragança – Nicolau Dinis
Celorico da Beira – Manuel Fernandes
Ceuta – Manuel Pacheco
Chacim – Bento de Castro
Chaves – Pedro de Fontoura
Covilhã – Francisco Álvares
Elvas – Aleixo Delgado e Álvaro Mendes
Entre-Douro e Minho –  João Adaucto
Évora – Luís Correia e Luís Rodrigues
Estremoz – Manuel Álvares
Fronteira – Pedro Nunes
Lisboa – João Fernandes
Marco de Canaveses – Amaro Vaz
Montemor-o-Novo – António Fernandes
Nisa – Diogo Pires (Mimoso)
Ourém – Simão Lopes
Pedrógão Grande – Diogo de Andrade
Porto – Inácio de Azevedo, Gonçalo Henriques, Simão da Costa, António Correia e Gaspar Álvares
Santa Maria da Feira – Marcos Caldeira.
Trancoso – António Soares
Viana do Alentejo – André Gonçalves

Por dioceses: Évora – 10; Porto – 8; Guarda – 3; Braga – 2; Bragança – 2; Coimbra, Ceuta, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Vila Real – 1 em cada uma.

Com Pe. João Caniço, SJ (Agência Eclésia)

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, castidade, católico, Church, mártires, mártires brasileiros, perseguição religiosa, religião, violência. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta