O Corpo de Deus em Maputo

DSC02036Domingo, 6 de junho, já pela manhã, as Igrejas se encontravam ornadas dos mais belos arranjos, vasos floridos de agradável perfume, os fiéis com um aspecto mais devoto,enfim, tudo parecia encoberto de júbilo. Afinal, é o domingo em que se comemora a solenidade do Corpo de Deus. Conduzido por seus ministros sagrados, Jesus Sacramentado percorreu as ruas em redor das paróquias seguido por multidões festivas. Retornando ao Templo Santo, participaram de pomposas celebrações eucarísticas. Em alguma Igrejas, Jesus se dava pela primeira vez em comunhão.
“Louva Sião O Salvador, louva o  Guia e Pastor com hinos e cânticos, tanto quanto possas, ouses louvá-lo”… Assim começa o hino em honra ao Santíssimo Sacramento, de autoria de Santo Tomás de  Aquino. Querendo fazer jus às palavras do dito hino, a Arquidiocese de Maputo marcou  para a tarde a grande procissão em louvor a “Jesus escondido”.      Pouco à pouco chegavam os automóveis abarrotados de fiéis pertencentes às paróquias da vasta Arquidiocese, à Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, de onde partiria a procissão.
Às 14.30 hs com os sacerdotes paramentados, iniciou-se a cerimônia. Primeiro com a adoração ao Santíssimo Sacramento na Presidência de Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo. Quando o relógio marcava 15.00 hs, começou a procissão. Na dianteira o crucifixo, ladeado por dois círios e um enorme séquito de acólitos distribuídos em duas colunas. A estes, alinharam-se as crianças e adolescentes.  As religiosas, os religiosos e Sacerdotes formavam cortejo para Jesus Eucarístico, levado sob um pálio de 6 varas, dentro duma bela custódia, pelas mãos do Sr. Arcebispo. DSC02046Engalanado de sua característica túnica azul, estava o grupo coral logo após o carro de som, que debaixo da batuta de seu maestro, entoava os hinos eucarísticos, acompanhado pelos acordes da Banda os Arautos do Evangelho.  O povo, a tudo acompanhava com os livrinhos organizados para o evento.    Era verdadeiramente comovedor ver a fé e o amor prestados a Jesus Hóstia, com tanta ufania em uma avenida que entrecorta a cidade.
Três vezes parou a procissão onde o presidente da cerimônia e os fiéis endereçaram a Jesus as suas preces.  Alguns de joelhos, outros em pé, outros ainda com as mãos unidas adoravam a Cristo Sacramentado postado numa pequena mesa, preparada para a circunstância. Traçando cruzes nos 4 pontos cardeais, o Arcebispo abençoou a cidade depois de ter pedido especialmente
protecção sobre ela.   Percorridos quase 2 km, chegou a procissão ao seu termo, na Sé Catedral.  Tendo recolhido o Santo Sacramento em seu tabernáculo, o Arcebispo dirigiu palavras de estímulo e agradecimento a todos que participaram da procissão.

Dirson Castigo Machaieie

This entry was posted in África, ambiente, apostolado, Apostolado do Oratório, Arautos do Evangelho, arcebispo, castidade, católico, Church, Maputo, Moçambique, Monsenhor João Clá Dias. Bookmark the permalink.

One Response to O Corpo de Deus em Maputo

Deixe uma resposta