Ordenação Episcopal na Sé Catedral de Maputo

Hoje, 30/5, na solenidade da Santíssima Trindade, ocorreu a Ordenação Episcopal de Dom Francisco Lerma Martínez na Sé Catedral de Secretario_da_Nunciatura_faz_a_leitura_da_nomeacaoMaputo. Para este especial acontecimento ficou pequena a Sé Catedral que estava tomada em todos os seus bancos e também nos corredores laterais por numeroso público. A celebração contou com a presença de 13 Arcebispos e Bispos, do cardeal émerito de Maputo, D. Alexandre Maria dos Santos e de dezenas de sacerdotes. O principal celebrante foi D. Lúcio Andrice Muandula,
Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique.

Dom Francisco Lerma Martínez nasceu em Múrcia, Espanha, a 4 de maio de 1944. Em março deste ano foi nomeado Bispo de Guruê, em Moçambique, substituindo  D. Manuel Chuanguira Machado, que por razões de saúde deixa a Diocese. Antes da nomeação, D. Francisco Lerma era o Superior Regional dos Missionários da Consolata em Moçambique.

A Diocese de Guruê, situada ao norte de Moçambique,  é a mais nova do país e foi criada em 1994. Com uma superfície de 42.451 km, conta com uma população de quase 2 milhões de habitantes. Destes, 400.000 são católicos.

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, arcebispo, católico, Church, Igreja, joao cla, Maputo, Moçambique, Monsenhor João Clá Dias, Mozambique, padre joao cla, Padres Arautos, países pobres, Papa, Pe. João Clá Dias, religião. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta