Ordenação Episcopal na Sé Catedral de Maputo

Hoje, 30/5, na solenidade da Santíssima Trindade, ocorreu a Ordenação Episcopal de Dom Francisco Lerma Martínez na Sé Catedral de Secretario_da_Nunciatura_faz_a_leitura_da_nomeacaoMaputo. Para este especial acontecimento ficou pequena a Sé Catedral que estava tomada em todos os seus bancos e também nos corredores laterais por numeroso público. A celebração contou com a presença de 13 Arcebispos e Bispos, do cardeal émerito de Maputo, D. Alexandre Maria dos Santos e de dezenas de sacerdotes. O principal celebrante foi D. Lúcio Andrice Muandula,
Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique.

Dom Francisco Lerma Martínez nasceu em Múrcia, Espanha, a 4 de maio de 1944. Em março deste ano foi nomeado Bispo de Guruê, em Moçambique, substituindo  D. Manuel Chuanguira Machado, que por razões de saúde deixa a Diocese. Antes da nomeação, D. Francisco Lerma era o Superior Regional dos Missionários da Consolata em Moçambique.

A Diocese de Guruê, situada ao norte de Moçambique,  é a mais nova do país e foi criada em 1994. Com uma superfície de 42.451 km, conta com uma população de quase 2 milhões de habitantes. Destes, 400.000 são católicos.

Deixe uma resposta