Um tesouro em potencial

Primeira Comunhao

Não há entres os seres racionais, sobretudo, quem tenha lucidez mental razoável, alguém que não reconheça a existência dum escrínio de valores morais e de beleza admiráveis nas almas das crianças e no ser delas de modo geral: Inocência isenta de qualquer fraude, pureza virginal inerente ao estado infantil que, é propício para tornar os seus corpos morados do Espírito Santo, e reino dos Céus, como dissera Nosso Senhor, Jesus Cristo: “Deixai vir a mim os pequeninos porque deles é o reino dos Céus”; as crianças são também portadoras de lábios finos como a prata, dos quais, a verdade lhes floresce, como florescem as rosas numa roseira! No interior das suas almas há uma felicidade decorrente da paz de consciência, de quem não defraudou a ninguém; em última análise, elas são como uma água cristalina que flui desvencilhada! Porém, a água cristalina colocada num recipiente envenenado, resulta numa fatal bebida para quem a tomar!

A pergunta é: As crianças, com tudo quanto elas têm de maravilhoso, como acima descrevemos, são como uma água cristalina que está num depósito límpido ou num recipiente envenenado?

Para responder a esta questão devemos fazer uma especulação da sociedade na qual vivemos que, indubitavelmente, pode-se afirmar que está imerso na inversão de valores morais: o feio passou a ser aceito como o belo; a preservação da pureza corporal passou a ser sinônimo de “antiquariato”; a libertinagem passou a ser cognominado de “liberdade” o avanço tecnológico possibilitou às crianças o conhecimento de coisas inerentes a idade madura ainda na precocidade, enfim, assim, seria possível enumerar tantas outras coisas! Ora, isso constitui uma gigantesca agressão para as crianças, em todos os aspectos imagináveis. Daí a imperiosa necessidade de tomar atitude de defesa, em prol delas, à guisa de uma mãe que redobra o seu desvelo quando discerne um perigo iminente que se arma contra um filho. É neste panorama caótico que o Projeto Futuro e Vida acreditando na realidade de que: as crianças são um potencial tesouro para o futuro! E por elas procuram realizar incansavelmente o Projeto Futuro e Vida, que se volta mais espontaneamente para protegê-las nos seus aspectos mais débeis.

 Em estrita colaboração com as diretorias dos diversos colégios da Cidade de Maputo, os Arautos atuam junto aos alunos do ensino primário, com o intuito de descortinar um horizonte de princípios extremamente vitais para as crianças, cuja ingenuidade e falta de critérios para distinguir entre o belo e feio, o erro e a verdade, e o bem e o mal os fariam prevaricar inevitavelmente e perder o seu tesouro.

O projeto Futuro e Vida que os Arautos de Moçambique realizam, de modo particular, consiste no seguinte: Fazer uma encenação teatral, na qual se demonstra com muita evidência os benefícios de uma criança que aceita a correção; as vantagens que a ordem da natureza das coisas conseqüentemente oferece aos que procedem corretamente; os malefícios que há no pecado e os trágicos e desastrosos efeitos do mesmo; as castas belezas que existem na prática das virtudes e dos mandamentos da lei Divina.

This entry was posted in África, apostolado, Arautos do Evangelho, Monsenhor João Clá Dias, Mozambique, padre joao cla, Padres Arautos, Pe. João Clá Dias. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta