Um jovem país: Moçambique

Arautos do Evangelho_MoçambiqueComo é bom sentir-se protegido pelos próprios pais. Todos certamente sabem-no por experiência. A criança  vê nos seus pais o consolo quando está triste, a segurança no perigo, o auxílio nas dificuldades e até a recompensa nos esforços. São eles que  limpam as suas lágrimas e guiam-na pela mão.

Entretanto, quão grande não será a alegria de uma mãe que vê o seu filho dando os primeiros passos apoiado em seus próprios pés.
Do mesmo modo, é uma grande alegria quando uma nação deixou a fase infantil e ela mesma é capaz de guiar a sua própria marcha rumo a um futuro feito de progressos, revelando assim a maturidade de seus pensamentos e a resolução no seu caminhar.
Por ocasião do 36º.Independência_Maputo_Arautos do Evangelho 

Aniversário da independência do país, nos diversos recantos do jovem Moçambique, esta data foi solenemente celebrada no dia 25 de junho. Em Matutuine, por exemplo, a cerimônia começou com uma pequena passeata até a praça (cópia daquela em que jazem os heróis moçambicanos) no centro da Vila, onde todos, a uma só voz, exclamavam o “Viva a independência” e ao som da Banda dos Arautos do Evangelho, entoaram a plenos pulmões o Hino Nacional.Maputo_Arautos do Evangelho

A deposição de flores feita pelo Administrador de Matutuine aos pés daqueles que combateram em prol do bem estar dos seus concidadãos, testemunhou a gratidão de todos a esses heróis e serviu de penhor de levar avante o país até a sua plena realização.

As demais personalidades ali presentes, incluindo dois sacerdotes encarregados da direção espiritual dos fiéis católicos daquela vila, imitaram o gesto depositando  uma rosa no monumento. discursos, apresentações culturais, feiras, etc., deram seqüência a programação daquele dia cuja memória está cunhada a ferro em brasa nos corações moçambicanos.

Dirson Castigo Machaieie

This entry was posted in África, Apostolado do Oratório, Maputo, Monsenhor João, Monsenhor João Clá, Monsenhor João Clá Dias, padre joao cla, Padres Arautos, países pobres, Pe. João Clá Dias, Sacerdotes Arautos. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta