No último domingo 25 de agosto, os Arautos de Moçambique estiveram na Paróquia Santo Antonio, em que se reúne a colônia portuguesa residente na África do Sul, a fim de participar da procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Como em sua terra natal -a Ilha da Madeira- comemora-se esta solene data, por um especial privilégio, não junto com a Igreja Universal, mas no último domingo de agosto, época em que as condições climáticas são mais propícias a essa augusta procissão, a dita comunidade assim o faz em Johannesburg, capital da África do Sul.
É encantador ver logo ao chegar, o costumeiro zelo lusitano pelas coisas da fé, demonstrado nos belos tapetes de pétalas, nos enfeites que cobriam todo o pátio externo da Igreja,bem como no cuidadoso e impecável arranjo de flores e tecidos que ornamentavam o interior do recinto sagrado.
O Diác. Arão Mazive, EP, assitiu no altar ao Revmo. pároco, Pe. Lemos, e os Arautos do Evangelho participaram com sua orquestra, assim como seus cooperadores sul-africanos, da procissão que percorreu o pátio da Igreja, no qual via-se senhores e senhoras de respeitável idade, jovens e crianças da gloriosa península louvando e adorando ao Divino Redentor que fez-se alimento para nossa salvação.
Pôde-se contemplar o quanto essa nação, tão brilhante pelas navegações que fizeram a Igreja católica difundir-se pelo novo mundo, na América, na África e mesmo nas Índias, guarda ainda o vigor e o viço dessa mesma fé em si, cumprindo dessa forma o que a Santíssima Virgem prometeu em Fátima:
“Portugal consevará a fé!”