Visita aos portugueses na África do Sul

No último domingo 25 de agosto, os Arautos de Moçambique estiveram na Paróquia Santo Antonio, em que se reúne a colônia portuguesa residente na África do Sul, a fim de participar da procissão do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Como em sua terra natal -a Ilha da Madeira- comemora-se esta solene data, por um especial privilégio, não  junto com a Igreja Universal, mas no último domingo de agosto, época em que as condições climáticas são mais propícias a essa augusta procissão, a dita comunidade assim o faz em Johannesburg, capital da África do Sul.

É encantador ver logo ao chegar, o costumeiro zelo lusitano pelas coisas da fé, demonstrado nos belos tapetes de pétalas, nos enfeites que cobriam todo o pátio externo da Igreja,bem como no cuidadoso e impecável arranjo de flores e tecidos que ornamentavam o interior do recinto sagrado.

O Diác. Arão Mazive, EP, assitiu no altar ao Revmo. pároco, Pe. Lemos, e os Arautos do Evangelho participaram  com sua orquestra, assim como seus cooperadores sul-africanos, da procissão que percorreu o pátio da Igreja, no qual via-se senhores e senhoras de respeitável idade, jovens e crianças da gloriosa península louvando e adorando ao Divino Redentor que fez-se alimento para nossa salvação.

Pôde-se contemplar o quanto essa nação, tão brilhante pelas navegações que fizeram a Igreja católica difundir-se pelo novo mundo, na América, na África e mesmo nas Índias, guarda ainda o vigor e o viço dessa mesma fé em si, cumprindo dessa forma o que a Santíssima Virgem prometeu em Fátima:

“Portugal consevará a fé!”

This entry was posted in África, África do Sul, América, Arautos do Evangelho, colônia, cooperadores, Corpo e Sangue de Cristo, crianças, eucaristia, Evangelho, Fátima, , Igreja, igreja na áfrica, Ilha da Madeira, Índia, Johannesburg, missa, Moçambique, Mozambique, música, Pe. Lemos, Portugal, religião, Santíssima Virgem, Santo Antônio and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta