Plantas e obras de misericórdia

irma

 

 

 A relação entre medicina e plantas é algo milenarmente conhecido. Onde
entram as obras de misericórdia?

Visitar, dar assistência e conforto aos enfermos é uma das mais necessárias obras de misericórdia aqui na África, onde uma significativa parte da população padece de alguma enfermidade e carece de recursos para se tratar e até mesmo para se deslocar até aos hospitais.
Assim,  uma iniciativa pioneira teve início na Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção, no Bairro da Liberdade, em Maputo-Moçambique.

A frente desta benemérita obra está a Irmã Silvéria Rizzardo (Missionária Franciscana).  Na década de 90 passou alguns anos  no Brasil,  no Estado do Piauí. Lá conheceu e  desenvolveu um excelente trabalho, tratando os doentes com plantas medicinais. E, diante da realidade muito mais difícil aqui da África, resolveu se lançar a esta nova empresa. A partir desta iniciativa,  a Pastoral da Saúde a nível Arquidiocesano, com funcionamento em várias paróquias, recebeu um novo influxo. O êxito alcançado tem despertado o interesse em várias outras dioceses.
Uma considerável parte das plantas é cultivada em um pequeno espaço no
próprio Centro de Atendimento e outra parte é recolhida às vezes em
distantes locais em meio a agreste vegetação africana. O centro de atendimento funciona todos os dias da semana em duas  salas da Paróquia.

Além do eficiente tratamento prestado, uma vez por mês são trazidos os doentes – geralmente idosos –  para a participarem de uma Missa na Paróquia, já que suas condições de locomoção não permitem que possam freqüentá-la habitualmente. Assim, tendo sido tratado o corpo, não menos cuidado se presta a alma.

 

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, católico, Church, família, Igreja, Maputo, Moçambique and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta