A importância do silêncio

Bento XVI pede tempo para fazer silêncio

Bento XVI sublinhou hoje a importância de nos dias de hoje “fazermos silêncio para escutar a voz de Deus, na oração e na meditação da Sagrada Escritura”.

O Papa deixou nesta manhã a Residência Apostólica de Castel Gandolfo, onde se encontra em período do Verão, e foi ao Vaticano para a habitual audiência geral das Quartas-férias, que decoreu na Sala Paulo VI.

Prosseguindo a evocação de figuras históricas desdesilencio o início da Igreja, Bento XVI recordou a figura de Pedro Damião. Evidenciando o exemplo deste eremita, Bento XVI evidenciou que a vida eremita “pede uma constante oração, um silêncio, um exercício de uma caridade fraterna e uma obediência sempre pronta e disponível”.

“A vida eremita é por isso, o vértice da vida cristã”, constatou, salientando que também nos dias de hoje, este exemplo é necessário.

“A íntima união com Cristo é dirigida não apenas aos monges, mas a todos os baptizados individuais. Este é um forte apelo para nós, para que não nos deixemos absorver totalmente pelas actividades, pelos problemas do diários e pelas preocupações, esquecendo que Jesus tem de ser verdadeiramente o centro de nossas vidas”.

O Papa explicou que Pedro Damião colocou na cruz o centro de toda oração. “A cruz é o mistério cristão que mais encanta e, o exemplo de São Pedro Damião, deve também impulsionar-nos a olhar para a cruz como o supremo acto de amor de Deus para com o homem, que nos deu a salvação”.

Finalizando, Bento XVI frisou que o exemplo de Pedro Damião chama todos a caminhar em direcção à “santidade, livres dos problemas mundanos”.

Aos doentes, aos jovens e aos jovens casais o Papa lembrou a celebração litúrgica de da Natividade da Virgem Santa Maria. “O II Concílio Vaticano indicou Maria como a que precede o caminho da fé porque acreditou na palavra do Senhor. Maria é dona de uma fé madura para os jovens, uma esperança sólida para os doentes e um amor sempre profundo e duradouro para os jovens casais”.

Nas saudações finais o Papa, dirigiu-se ao grupo de língua portuguesa, cumprimentou os portugueses e os brasileiros “Ribeirão Pires e Rio de Janeiro, e à Comunidade Palavra Viva, convidando a todos vós que viestes a Roma a renovar o propósito de ter Jesus Cristo como o verdadeiro centro de vossas vidas. Obrigado pela visita! Que Deus vos guarde e abençoe”. (Eclesia)

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, Papa, religião, Vaticano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta