Igreja africana:contagem decrescente para o Sínodo

A pouco mais de um mês do início do Sínodo dos Bispos Africanos, o Arcebispo Edward Tamba Charles, de Freetown e Bo, na Serra Leoa, lançou um apelo pela reconciliação, justiça e paz, justamente, os temas do encontro.
sinodo
A Serra Leoa organizou um seminário onde recordou a experiência de violência e conflitos em muitos países africanos – Libéria, Costa do Marfim e Serra Leoa viveram uma terrível guerra civil, que causou perdas incalculáveis em termos de vidas e de bens.

“As feridas da guerra estão à vista de todos. Ainda recordamos o sofrimento vivido”, afirmou o Arcebispo, preocupado com a possibilidade que se possam repetir. Segundo o arcebispo, os factores desencadeadores ainda persistem, como o desemprego juvenil, o desrespeito das leis, a corrupção, e a injustiça.

“É como se não tivéssemos aprendido nada com as guerras civis do passado, estamos a fazer o mesmo caminho, lamentou.

O seminário foi organizado pela associação alemã para a cooperação com o desenvolvimento, em colaboração com a Comissão Justiça e Paz alemã e a Arquidiocese de Freetown e Bo.

Com o tema “Recordações, verdade e justiça: confrontar-se com o peso do passado”, o evento teve a participação de europeus, sul-americanos e asiáticos.

Entretanto, outras iniciativas vão sendo organizadas com vista ao Sínodo. Em Roma, esta quinta-feira, dia 10, vai ser organizado um encontro com jornalistas italianos sobre «Reconciliação, justiça e paz para África». A organização é da Conferência dos Institutos Missionários italianos e da União Católica de Imprensa italiana.

Também em Roma, a 1 de Outubro, vai ter lugar um encontro para reflectir sobre a atualidade africana, com a presença de D. Laurent P. Monsengwo, Arcebispo de Kinshasa, J. Léonard Touadi, um deputado do parlamento italiano e outros intervenientes do mundo missionário e de África.

Nos dias em que decorre o Sínodo, marcado para o Vaticano, entre 4 e 25 de Outubro, o movimento juvenil missionário, vai organizar todas as noites, um encontro de oração e de vésperas, com a presença de delegados do Sínodo que irão apresentar alguns aspectos da Instrumentum Laboris, e fazer um breve partilha de vida.

Recorde-se que tema que vai reunir o episcopado africano é «A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz».

Recorde-se que D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa vai participar nos trabalhos do Sínodo Africano.

This entry was posted in África, apostolado, Arautos do Evangelho, arcebispo, católico, Church, Mozambique, Papa. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta