Moçambique celebra a Assunção de Maria

No último domingo, dia 18 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no bairro da Liberdade, da cidade de Maputo, celebrou belamente a solenidade da Assunção da Bem Aventurada Virgem Maria aos céus. Centenas de fiéis lotaram a Matriz paroquial para, na Santa Missa celebrada pelo Pe. Filimone e concelebrada pelo Pároco, o  Pe. Fábio, louvar esse singular privilégio que Deus concedeu à sua dileta Mãe, de subir em corpo e alma  aos céus.

O Diác. Arão Mazive, EP, foi convidado a diaconar esta solene Missa, no fim da qual o Revmo. Pároco pediu que dirigisse à comunidade algumas palavras, por ter sido muitos anos catequista nesta Paróquia, bem como prestado diversos auxílios pastorais, como visitas a enfermos e implantação da Pastoral do dízimo, juntamente a outros arautos de Maputo, no período em que a Congregação tinha instalada nessa Paróquia sua residência. Apesar de estar agora situada em outra região da cidade, a congregação continua a ajudar esta paróquia tocando nas procissões, nas missas para enfermos, entre outras atividades.

Dessa forma, o Revmo. Pe. Fábio quis também apresentar a toda a comunidade o Neo- Diácono, primeiro moçambicano dos Arautos do Evangelho a ser ordenado. Todos ansiavam por este momento, entre os quais muitos cooperadores dos Arautos do Evangelho,e fizeram uma longa fila para cumprimentar pessoalmente o reverendo visitante.

O dogma da Assunção de Maria aos céus foi proclamado pelo Papa Pio XII, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do dia 1º de Novembro de 1950, no qual declara que “depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

 

This entry was posted in África and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta