Mensagem do Bispo auxiliar de Maputo no encerramento da Visita Patoral


Na semana passada, Dom João Carlos Hatoa Nunes, Bispo auxiliar de Maputo, esteve realizando sua visita Patoral na Paróquia Sagrada Família, região da Machava, em Moçambique.
Os Arautos tiveram a grata oportunidade de acompanhar muito de perto toda a visita, pois estiveram presentes na Missa inaugural, bem como na reunião so Conselho Paroquial, levaram sua Excelência a várias comunidades, próximas e distantes da Matriz, e sobretudo receberam o Bispo em sua casa no dia 05, véspera do encerramento da Visita.
Admirados com a sede de almas e a habilidade em solucionar problemas pastorais, aparentemente intricados, que possui o prelado, quisemos partilhar aqui a mensagem que ele dexiou na Missa de encerramento de sua Visita, no domingo, dia 06 de outubro.

Reverendos Padres
Caríssimas Irmãs consagradas
Estimadas crianças, adolescentes e jovens
Queridos Irmãos e Irmãs
Chegamos ao final de nossa visita Pastoral nesta querida Paróquia da Sagrada Família da Machava, dentro do contexto do XXVII domingo do tempo comum, onde sobressai a reflexão sobre a atitude correta que o homem deve assumir diante de Deus.
As leituras convidam-nos a reconhecer desafios, exigências e obstáculos no seguimento do mestre. Refletem o caminho da comunidade cristã com suas crises e busca de soluções aos desafios propostos pela prática cristã. O Evangelho deste domingo ajuda a ver as raizes das crises e tropeços comunitários e como erradicá-los. Mostra também qual é o espírito que deve animar qualquer tarefa de Evangelização dentro e fora da comunidade.
Como estamos entrando no mês dedicado às missões, queremos lembrar também todos os missionários espalhados por todo o mundo. E de todos os que, em qualquer âmbito, tem por ministério, o cuidado da Vinha.
Na primeira leitura, o profeta Habacuc interpela Deus convocando-O para intervir no mundo e para pôr fim à violência, à injustiça, ao pecado… Deus, em resposta, confirma a sua intenção de atuar no mundo, no sentido de destruir a morte e a opressão dizendo: “embora esta visão só se realize na devida altura, ela há de cumprir-se com certeza e não falhará”. Se parece demorar, deves esperá-la, porque ela há de vir e não tardará”. Diante desta resposta, cabe ao homem ter a confiança e esperar pacientemente o “tempo de Deus”.
Podemos resumir o resumo da Evangelho de hoje na seguinte frase: “ Senhor aumenta a nossa fé”!
Diante do aparente absurdo de tantas coisas face à dor do mundo e à sua difícil reconstrução, perante o silêncio de Deus, a palavra do crente é esta: Senhor, aumenta a nossa Fé! É este o dom de Deus, que hoje queremos invocar, reacender e celebrar em Cristo, o guia da nossa fé. Pela palavra, Ele nos ilumina na fé e pela Eucaristia nos sustenta e fortalece na mesma fé.

This entry was posted in Arautos do Evangelho, bispo, Bispo auxiliar de Maputo, Dom João Carlos, Dom João Carlos Hatoa Nunes, Evangelho do dia, Evangelização, Igreja, Maputo, Visita Pastoral and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Mensagem do Bispo auxiliar de Maputo no encerramento da Visita Patoral

  1. Pingback: Mensagem do Bispo auxiliar de Maputo no encerramento da Visita Patoral | Arautos do Evangelho

Deixe uma resposta