A juventude africana foi feita para a santidade!

A juventude não foi feita para o prazer mas sim para o heroísmo!”, afirmou certa feita o escritor francês Paul Claudel.

Frase tão bela e acertada, contudo tão frequentemente olvidada nos nossos dias. Quantos são os jovens que abraçam um ideal de valor? Diríamos melhor, O ideal, único verdadeiro que existe, a Santa Igreja Católica, Apostólica e Romana. 

Porque bem poderíamos adaptar esta frase e dizer que se a juventude não foi feita para o prazer, foi feita para a santidade. Exemplos disso não faltam: São Luis Gonzaga, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Domingos Sávio, Santa Maria Goretti… poderíamos trasncrever uma enorme lista de jovens que quiseram abraçar a santidade, e por isso tornaram-se modelos para a juventude.

Bem dizia o grande santo formador da juventude, São João Bosco, acerca do grande amor de Deus para com os jovens:

“É verdade que Ele  (Deus) ama a todos os homens, por serem obras de Suas mãos; sem embargo, professa um afeto especial à juventude, encontrando nela suas delícias. Deus vos ama porque espera de vós muitas boas obras; vos ama porque é própria de vossa idade a simplicidade, humildade e inocência; e em geral porque não haveis chegado ainda a ser presa infeliz do inimigo infernal”.

Se Deus assim estima os jovens, tendo mesmo afirmado que o bem ou mal feito  a um pequenino ses faz a Ele mesmo (Mt 25,40), e lançando severas admoestações contra aqueles que os escandalizam (Lc 17,2), qual não deve ser nosso amor e desvelo para com eles?

Por outro lado, os jovens estão ávidos de receberem o puro alimento da doutrina Católica, de aprenderem o caminho do bem, de abraçar as vias da santidade! Vemo-lo aqui em Moçambique, que número de jovens entusiasmados nas Igrejas, nos coros, nas catequeses, e até mesmo em retiros.

Sim, jovens em retiros. Para quantos pode soar estranho isso, mas aconteceu na semana passada em Moçambique: jovens acólitos de cinco paróquias da Arquidiocese de Maputo se reuniram na Igreja da Sagrada Família da Machava.

E não pensemos que foi para um dia de diversão. Ali se tratou de assuntos sérios, de sua vida espiritual: o céu, o inferno, as boas e más amizades, qual o caminho que deve ser seguido por um jovem que almeja a santidade, e que exemplos de santos jovens a Igreja colocou diante deles.

Tiveram também uma palestra sobre a Santa Missa, e para encerrar o dia, uma Celebração Eucarística. Os Arautos do Evangelho foram convidados pelo Pe. Arcélio Matola para encarregarem-se deste programa, e o fizeram com muita alegria, pois uma de suas principais atividades consiste em formar a juventude católica. Rezemos para que esses jovens possam correponder ao chamado que Deus lhes faz e, onde quer que estejam, levem a luz do evangelho e construam uma sociedade verdadeiramente cristã.

 

This entry was posted in África, jovens, juventude and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta