A África, o mar e Deus

Aspecto tranquilo, suave, sereno, até mesmo tranquilizador; movimentos alegres e descontraídos, que atraem nossa atenção e distendem das preocupações; vagalhões intensos, ondas impetuosas, que se lançam sobre rochedos inamovíveis com uma violência tal que pensamos os desfarão.

Tudo isso vemos no mar, em qualquer parte em que estejamos. E contemplando-o, podemos sem dificuldade fazer analogias com os temperamentos de alguns conhecidos, os diversos estados de espírito da alma humana ou as várias situações da nossa vida. Mais ainda, nos elevamos a um patamar superior: admirar as qualidades eternas e infinitas de nosso Criador, refletidas nas águas, serenas ou violentas, do mar.

Há, contudo, peculiaridades do mar em cada região no qual este se apresenta. Vemos que o mar da África possui belezas próprias, por vezes difíceis de serem expressas; fáceis, porém, de serem admiradas: há nele um mistério no qual mescla-se a grandeza de um continente com um promissor futuro e os encantos da atraente e radiante África.

Quando pudermos, detenhamo-nos um pouco diante da baía de Maputo, ou da praia de Bilene, esqueçamos de nossos problemas diários e do corre-corre no qual vivemos, e contemplemos esse belo mar que Deus nos outorgou para admirarmos. Poderemos tirar daí numerosas lições, que encherão nossa alma de paz e de elevação.

This entry was posted in África, água, alegria, Maputo, mar da áfrica and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to A África, o mar e Deus

  1. Pingback: A África, o mar e Deus | Arautos do Evangelho

  2. Denise Aparecida Defanti da Cruz says:

    Quantas maravilhas Deus criou para nós,e uma dessas banham a Àfrica de nossos irmãos Arautos.

  3. Que belas analogias!!! Apesar de não haver mares nestas terras em que ora me encontro deu para imaginá-lo e meditar. Mas ,sim, agora saberei em que pensar quando chegar a baía de maputo em breve. Estes posts relaxam a alma. Muito obrigado! Salve Maria! Que a paz de Deus refletida na serenidade do mas e na alma da SDL ornem vossas almas. E que DEUS ULTOR DOMINE reflectido na bravura do mar e no olhar de Santo Elias REDE QUOD MERENTUR SUPERBIS e vos fortaleça neste combate vitalício contra o mal. In domina

  4. Gostava de pedir que postásseis diariamente para que a nossa sede do maravilhoso possa ser satisfeita todos os dias e possamos em cada dia meditar algo sobre as insondáveis belezas de Deus, Nossa Senhora e seus filhos. Os Arautos em São Paulo têm me fornecido diariamente a liturgia completa e pelo facebook lindas frases e fotos. Estou muito grato! Salve Maria.

Deixe uma resposta