No dia 03 de fevereiro os religiosos e religiosas da Arquidiocese de Maputo celebraram o dia dos Consagrados na Paróquia São João Evangelista, no bairro de Malhangalene.
A jornada foi iniciada pela celebração Eucarística presidida por sua Excia. Revma. Dom Francisco Chimoio. OFM, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom João Carlos Hatia Nunes e por todos os sacerdotes pertencentes à diversas Congregações presentes na Arquidiocese.
Em sua homilia, o Arcebispo exortava às Congregações a cultivarem o espírito de união fraterna, com um elevado relacionamento entre seus membros, em que os mais experientes ensinassem àqueles que estavam iniciando seu percurso de vida consagrada, e estes soubessem admirar e seguir os conselhos dos mais antigos.
Frisava também a importância das Congregações estarem todas unidas trabalhando por um mesmo ideal de evangelização, evitando quaisquer individualismos ou preconceitos para com outras Congregações e seus carismas, pois todas são inspiradas pelo Espiríto Santo. “Nada de ficar cada um em sua gaveta”, gracejava.
Após a Santa Missa, todos participaram da exposição feita pelo Pe. Conrad, da Congregação do Verbo Divino, sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, e logo em seguida uma confraternização, onde todos puderam conviver durante um almoço preparado pelos próprio religiosos.
Os Arautos do Evangelho estiveram presentes com o Pe. Arão Mazive, EP, e vários irmãos da Congregação.
Foi um dia de muita benção e fraternal convívio, onde se cumpria uma máxima dita por uma virtuosa senhora brasileira, Dona Lucilia Corrêa de Oliveira: “viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”. Relembra-nos o salmo: “Vinde ver como é bom e suave os irmãos viverem juntos, bem unidos!” (Sl 132)