Encontro dos religiosos da Arquidiocese de Maputo

No dia 03 de fevereiro os religiosos e religiosas da Arquidiocese de Maputo celebraram o dia dos Consagrados na Paróquia São João Evangelista, no bairro de Malhangalene.

A jornada foi iniciada pela celebração Eucarística presidida por sua Excia. Revma. Dom Francisco Chimoio. OFM, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom João Carlos Hatia Nunes e por todos os sacerdotes pertencentes à diversas Congregações presentes na Arquidiocese.

Em sua homilia, o Arcebispo exortava às Congregações a cultivarem o espírito de união fraterna, com um elevado relacionamento entre seus membros, em que os mais experientes ensinassem àqueles que estavam iniciando seu percurso de vida consagrada, e estes soubessem admirar e seguir os conselhos dos mais antigos. 

Frisava também a importância das Congregações estarem todas unidas trabalhando por um mesmo ideal de evangelização, evitando quaisquer individualismos ou preconceitos para com outras Congregações e seus carismas, pois todas são inspiradas pelo Espiríto Santo. “Nada de ficar cada um em sua gaveta”, gracejava.

Após a Santa Missa, todos participaram da exposição feita pelo Pe. Conrad, da Congregação do Verbo Divino, sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, e logo em seguida uma confraternização, onde todos puderam conviver durante um almoço preparado pelos próprio religiosos.

Os Arautos do Evangelho estiveram presentes com o Pe. Arão Mazive, EP, e vários irmãos da Congregação.

Foi um dia de muita benção e fraternal convívio, onde se cumpria uma máxima dita por uma virtuosa senhora brasileira, Dona Lucilia Corrêa de Oliveira: “viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”. Relembra-nos o salmo: “Vinde ver como é bom e suave os irmãos viverem juntos, bem unidos!” (Sl 132)

 

 

This entry was posted in Arquidiocese de Maputo, Bispo auxiliar de Maputo, Dom João Carlos Hatoa Nunes, Francisco Chimoio, Maputo and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta