Tudo começa na escola…

“A juventude é o futuro do nosso país!”. Quantas vezes ouvimos essa afirmação. E é real. Depende daqueles que são jovens hoje o amanhã de uma nação.

Entretanto, se podemos dizer que a juventude é o nosso futuro, infelizmente em nossos dias já não podemos dizer qual será esse futuro… Será bom? Será péssimo? Se os jovens forem bem preparados e muito bem acompanhados, nos será possível morrer tranquilos. Se isso não acontecer, que desgraças se preparam?

Assim dizia João Paulo II em uma missa para jovens: “A riqueza maior deste Pais, são vocês. O futuro real deste País se encerra no presente de vocês. Por isso este País, e com ele a Igreja, olham para vocês com um olhar de expectativa e de esperança”.

“Olhar de expectativa e esperança”. Essa deve ser a atitude de todos para com os jovens. 

Sabemos que a grande maioria da população africana compõe-se de jovens. Basta sair às ruas para comprovar isso. Não é então verdade que devemos nos preocupar com eles? Claro está que tudo começa na escola. Cada um de nós pode, analisando um pouco sua infância, corroborar essa afirmação.

Por isso os Arautos do Evangelho tem como uma de suas primordiais missões auxiliar a juventude a tomar bons caminhos. E um dos meios escolhidos por eles é a visita às escolas públicas de Moçambique.

Ali, vendo os irmão de hábito religiosos, tocando belas músicas, dizendo palavras de ânimo aos jovens, e sendo convidados para aulas de formação musical e esportiva, os jovens tem um apoio para escolher um bom caminho.

Os resultados já se fazem sentir: um menino, após terminar o curso de música com os Arautos, resolveu colocá-lo em prática para fazer bem à Igreja e a seus amigos, formando um conjunto instrumental de quinze flautas na sua paróquia. Este e muitos outros fatos demonstram quanto é proveitoso a preocupação que possuem os Arautos do Evangelho com os jovens.

This entry was posted in África, escolas, jovens, juventude and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta