Corpus Christi em Maputo, em Roma e no mundo

Deus é infinitamente poderoso, mas não nos pode dar mais;

é infinitamente sábio,mas não sabe nos dar mais;

é infinitamente rico, mas nada mais tem para nos dar, 

porque, na Sagrada Comunhão, Ele Se tem dado todo a nós.

(Santo Agostinho)

 

Maravilhoso pensamento de Santo Agostinho. Realmente, imaginemos alguém que tivesse convivido com o Divino Mestre, e O visse  ser elevado aos Céus, no dia da Ascensão… bem poderia suplicar-lhe instantemente que não abandonasse os homens.

De fato, ele não nos abandonou: permanece conosco na Sagrada Eucaristia.

O mundo católico celebrou há poucos dias a festa do Santíssimo Corpo de Cristo, a secular procissão de Corpus Christi, ainda conhecida mais popularmente como “festa do Corpo de Deus”. Em Maputo, Moçambique, os Arautos do Evangelho participaram ativamente da procissão arquidiocesana presidida por sua Excia. Revma. Dom Francisco Chimoio, OFM, Arcebispo de Maputo, tocando as músicas em louvor ao Jesus Sacramentado, às quais foram acompanhadas com muito entusiasmo pelo público, religiosos e clero local, etambém organizando o som para toda a longa e concorrida procissão.

Em Roma, como é feito há anos, os Arautos do Evangelho abriram a procissão de Corpus Christi realizada na Cidade Eterna. No fim desta o Papa Francisco esteve presente para a benção.

Não nos deteremos em relembrar aqui as razões históricas e o nascimento desta festa, que deve ser já conhecido por muitos, mas em analisarmos um ponto: em meio à confusão que domina este mundo, não é belo, até diríamos comovedor, saber e constatar que em todas as cidades do mundo, nos quatro continentes da terra, desde a África até a América, houve uma manifestação de fé e entusiasmo religioso como é uma procissão com o Santíssimo Sacramento?

Alguém sem fé tomaria por ridículo tanta pompa para o que ele pensa ser um pedaço de pão branco. Mas ele mesmo deveria inclinar-se e admitir que se, para milhões de pessoas, há tanto respeito, tanta adoração, que pode ser levada até o desejo do sacrifício e do holocausto por amor a isso que ele despreza, é porque essa religião é verdadeira, e a única solução para os males modernos.

Pensemos nisso; ajudará a fé de muitos que podem estar enfraquecidos na sua convicção acerca da santidade e incorruptibilidade da Igreja, e fortalecerá ainda mais os que não se deixam abalar pelas dúvidas.

This entry was posted in arcebispo de maputo, Arquidiocese de Maputo, banda, Corpo e Sangue de Cristo and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta