Dom João Carlos, novo bispo auxiliar de Maputo

Maputo (Segunda-feira, 11-07-2011, Gaudium Press) Milhares de fiéis de Maputo, capital de Moçambique, na África, acompanharam na manhã deste domingo uma emocionante cerimônia de consagração episcopal na arquidiocese. O arcebispo local, Dom Francisco Chimoio, sagrou Dom João Carlos Nunes na manhã do domingo último, bispo auxiliar de Maputo. A cerimônia encheu a Catedral da Sé de Maputo.

A cerimônia, além do bispomais, pode ser considerada histórica para o clero da Arquidiocese. Das milhares de pessoas que lhe assistiram, aproximadamente 150 portavam camisetas confeccionadas especialmente para a ocasião, estampadas com o rosto do recém-sagrado, e aclamando o bispo entre cânticos e dança.

A manifestação foi tão forte que pareceu ser o próprio público a consagrá-lo. Isto porque, no momento em que o arcebispo Dom Francisco anunciou solenemente o propósito da cerimônia, a multidão irrompeu em um longo e forte aplauso que levou Dom João Carlos às lágrimas.

O evento teve ampla repercussão. Estavam presentes quase todos os bispos do clero, um prelado da Suazilândia, sacerdotes de distintas ordens e diocesanos, religiosos e religiosas, várias autoridades civis – como o ex-presidente da República – e uma delegação de fiéis sul-africana, entre outros, além dos familiares do próprio consagrando.

Ao discursar, Dom João novamente não conseguiu conter a emoção, especialmente diante da inesperada acolhida dos fiéis, e ressaltou que “granjeou a plenitude do sacerdócio sem sua expressa concorrência, mas sim escolhido por Deus para ocupar essa cátedra a serviço do povo fiel de Deus”.

Dom João Carlos tem se dedicado mesmo a esse serviço. Entre outros feitos, compôs diversas músicas sacra em louvor à Nossa Senhora, foi diretor da local Rádio Maria e, por fim, chanceler da Cúria para os assuntos da diocese.

This entry was posted in África, arcebispo, Church, Francisco Chimoio, Igreja, igreja na áfrica, joao cla, Maputo, Moçambique, Monsenhor João, Monsenhor João Clá, Monsenhor João Clá Dias, Mozambique, países pobres. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta