São Pedro sobre as águas

sp2

Anualmente, a comunidade indiana provinda de Goa e enraizada em Moçambique há várias gerações, tem o costume de realizar uma procissão marítima por ocasião da solenidade de São Pedro e São Paulo.

Os pescadores indianos têm uma devoção especial a São Pedro o qual antecedeu-os na prática de seu ofício, a pesca.             

Antes de partir para as embarcações e formar o cortejo marítimo, os fiéis assistiram a Santa Missa realizada na Comunidade de São Pedro em Catembe por sacerdotes indianos, presidiu o Pe. Marcelino e concelebraram o Pe. Sebastião e o Pe. Paulo.

Uma singela imagem salva ilesa de um incêndio em sua capela, tradicionalmente, precede esta devoção na qual muitos se honram de levá-la num andor ornado em forma de barco com a imagenzinha do santo pescador.

sp3

Mais uma vez São Pedro sobre as águas, não a pescar, mas conduzido por seus devotos. Uma verdadeira frota ladeava o barco de São Pedro durante o percurso até o momento em que a benção de Deus foi proferida a todos os pescadores em suas respectivos embarcações.

Ao som da orquestra dos Arautos muitos louvores evolaram dos lábios dos fiéis que se  reuniram para agradecer todos os favores concedidos por Deus ao longo de um ano de labor sob a proteção de São Pedro!

sp5

This entry was posted in Church, Monsenhor João, religião, São Pedro. Bookmark the permalink.

Comments are closed.