Dom João Carlos inicia visita pastoral na Machava

 

Na terça-feira dia 01 de outubro, em que comemoramos a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, o Exmo. Dom João Carlos Hatoa Nunes, Bispo auxiliar de Maputo, deu início à visita pastoral na Paróquia da Sagrada Família, na região da Machava.

Foi recebido pelos fiéis da Sede paroquial com muito calor e afeto, abençoando a todos os que o aguardavam fora da Igreja e dirigindo-se à Santa Missa, na qual, com uma brilhante homilia, recordava que a visita pastoral procede do início da Igreja, quando já o apóstolo São Paulo visitava suas recém-fundadas comunidades para acompanhar seu desenvolvimento na fé.

Com espírito organizador e transparente, dizia ele que deixaria todo o seu pensamento sobre a visita pastoral em folhetos escritos, que ele próprio, com a dedicação própria de um excelente pastor, prepara.

Após a missa o Bispo reuniu-se com o conselho pastoral da Paróquia, e com uma magistral exposição, expôs aos presentes todo o itinerário da Igreja Católica em Moçambique, desde a colonização portuguesa até nossos dias, apresentando-lhes as diversas formas de pastoral implementadas pela Igreja local a fim de atender as necessidades do tempo.

 De maneira muito pastoral, pediu aos diversos representantes das comunidades e setores paroquiais que transmitissem quais as necessidades e dificuldades da Paróquia, a fim de que ele pudesse orientar a todos durante sua visita. Lembrando, porém, que a paróquia é um conjunto, e a solução dos problemas de uma comunidade poderá surgir em outras, sendo necessário um constante inter-relacionamento entre todos.

Explicava que ele, como Bispo, dá sempre a solução dos problemas debaixo de um prisma eclesial, inserindo a situação no espírito da Igreja e na vocação do fiel. Dando o exemplo do dízimo, dizia quanto pode-se estimular os paroquianos a contribuir com sua paróquia não para poder ver aquilo que fez contribuindo, mas oferecendo sua doação como oração e sacrifício a Deus, independentemente do que pensarão os outros ou do que farão com o dízimo.

Os Arautos do Evangelho, que com o sacerdote, o diácono e os irmãos da Congregação, têm auxiliado em diversas ocasiões e formas a Paróquia da Sagrada Família, também estiveram presentes tanto na missa quanto na reunião com Dom João Carlos.

This entry was posted in África, Arautos do Evangelho, bispo, Bispo auxiliar de Maputo, Dom João Carlos, Dom João Carlos Hatoa Nunes, igreja católica, Maputo, missa, Moçambique, Mozambique, paróquia, santa teresinha, Visita Pastoral and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta