Semana Santa em Moçambique

 

Na Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua Ressurreição estão centradas a fé da Igreja Católica, Apostólica e Romana. Foi ao morrer na cruz que Ele “morreu uma vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus” (1 Pe 3, 18), destruiu o império de Satanás sobre as almas e, de seu lado aberto na cruz, fez surgir a Santa Igreja.

Com a sua Ressurreição, ele comprou a nossa vitória sobre a morte, como afirma tão belamente São Paulo: “Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda” (1 Cor 15, 23).

É natural e mesmo louvável que o ambiente e o tempo que antecede as cerimônia do Tríduo Pascal, por onde a liturgia católica atualiza as graças dispensadas nestes fatos históricos, seja preparada com todo o esmero, para assim predispor melhor as almas a receber tais benefícios espirituais, únicos no ano.

 Isso, vemos com alegria ser efetuado em todo o orbe terrestre. Em todas as igrejas do mundo o Tríduo Pascal é anelado com expectativa amorosa, com um santo afã pelos fiéis, que se empenham em realizar atos que ajudem a piedade dos que dele participarão.

 Em Moçambique, os Arautos do Evangelho deitaram seus esforços para atender ao desejo dos moçambicanos, ávidos de tais celebrações. Como preparação ao Tríduo Pascal, realizaram uma encenação da Paixão de Jesus Cristo para os fiéis da comunidade São Pedro e São Paulo, da Paróquia Sagrada Família da Machava, que lotaram o pátio da Capela a fim de poder presenciar as cenas que relembravam as dores de Cristo, desde a sua agonia no horto até a crucifixão.

 Os leitores ainda poderão acompanhar mais uma vez as graças concedidas por Nossa Senhora nas cerimônias subsequentes, vendo os próximos artigos…

This entry was posted in Semana Santa and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Semana Santa em Moçambique

Deixe uma resposta