Verdadeira amizade, grande tesouro

Inúmeros e belos louvores tece a escritura a respeito do bom amigo, aquele que, nas horas alegres ou tempestuosas, está ao lado daquele por quem tem afeto e consideração, amparando-o e auxiliando-o a cumprir sua missão: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo” (Eclo 6, 14-17).

Infelizmente, quantas amizades do mundo de hoje são sinceras? Raras são aquelas desinteressadas, com as quais podemos contar nos momentos de angústia, como elogia a Escritura: “O amigo não se conhece durante a prosperidade, mas é na desgraça que se pode reconhecê-lo” (Eclo 12, 8,9), pois “o amigo ama em todo o tempo; na desgraça, ele se torna um irmão” (Pr 17,17).

 E por que isso sucede? Por que as amizades não são fundamentadas em Deus, não tem a Santa Igeja como a seiva da qual elas se alimentam; são baseadas no puro amor próprio, ou, quando muito, em sentimentos.  Fossem elas guiadas pelo amor a Deus, seriam fortes, sólidas e estáveis, visto que não levariam em consideração seus próprios egoísmos.

Graças a Deus, bons amigos cheios de piedade e amor a Deus não faltam aos Arautos do Evangelho em todo o mundo. Em Moçambique, quantas boas almas que, desde o nascimento desta obra aqui, acompanharam, apoiaram, até mesmo se sacrificaram para que ela florescesse. Algumas destas amigas estiveram em nossa sede. Nos conhecem desde os primórdios dos Arautos na África. Puderam ver quanto a obra tem crescido e se multiplicado, e ficaram jubilosas pelo que viram.

E os Arautos puderam mais uma vez demonstrar também sua amizades e gratidão por elas, comprovando assim que “ o azeite e o incenso alegram o coração;  a bondade de um amigo consola a alma” (Pr 27, 6).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This entry was posted in África and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Verdadeira amizade, grande tesouro

  1. Que lindo artigo. Mais dessedoras, me desculpe parecer menosprezar vosso trabalho nestes dittos mas, para mim, e mais marcantes sao as fotos. Talvez por ter conhecido de perto a todos que nelas aparecem… lembranca me traz muita saudade.
    Agora sim, me deixarei levar pelos dittos deste artigo. Morro de saudades do tempo em que eu tinha migos de verdade, amizade fiel, almas cheias de Deus e prontas para ajudar um amigo no seu ideal de vida.
    Bem-aventurados sois por terdes bem juntinho amigos assim. Os que destemeram a Jesus que passa e se vai ficaram jogados neste mundo sem lealdade, sem sinceridade, entre eles, este que vos escreve.
    Orai por mim para que possa ser amigo dAquele que me ama, Nosso Senhor Jesus Cristo…
    Salva Maria!!!!!!!!

  2. Maurílio Fiuza says:

    Vamos rezar, sim, pelas intenções de nosso caro amigo Orquideo Mimoso!
    Salve Maria!

Deixe uma resposta